segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Como comprar no Mercado Livre com segurança - Parte I

Quem é agraciado pela inclusão digital, cedo ou tarde irá descobrir as maravilhas do e-commerce. Você encontra praticamente tudo que precisa: câmeras digitais, eletrônicos, eletrodomésticos, celulares, brinquedos, livros, produtos de informática, antiguidades, artigos para coleções, roupas, jóias, perfumes, acessórios para veículos, decoração, CDs, DVDs, produtos importados, entre outros, com um preço na maioria das vezes, muito mais em conta que no comércio local de sua cidade. Dependendo da sua região, o custo total de um produto, incluindo possíveis impostos e despesas de frete, pode ser até 75% menor.

Um dos sites mais populares no ramo do e-commerce é o MercadoLivre (www.mercadolivre.com.br), que atua no Brasil desde 1999. Segundo definição do próprio site: “O MercadoLivre é uma plataforma de negócios pela Internet na qual compradores e vendedores podem se encontrar, trocar informações e realizar transações de comércio eletrônico com uma ampla gama de produtos e serviços, usando tanto a modalidade de venda a preço fixo como o formato de leilão.”

De acordo com dados publicados pelo próprio MercadoLivre, em 31 de março de 2008, o site contava com um total de 26,5 milhões de usuários registrados confirmados. Em 2007, a quantidade de itens vendidos por meio do site superou os 17,5 milhões. Somente no primeiro trimestre de 2008, foram vendidos mais de 4,6 milhões de itens. Em 2007, o volume de transações alcançado em GMV (Gross Merchandising Volume - medida do valor total de produtos comprados e vendidos por meio da plataforma do site excetuando-se as categorias de serviços, veículos, embarcações, aeronaves e propriedades imobiliárias) foi de U$S 1,5 bilhão. No primeiro trimestre de 2008, o volume alcançado foi de U$S 449,7 milhões.

Não existe segredo para se obter sucesso neste mundo do e-commerce com números tão expressivos, e com possibilidades reais de crescimento exponencial nos próximos anos. O site usa um sistema de qualificação, onde os usuários relatam como foi a negociação e avaliam o comprador/vendedor de forma positiva, neutra ou negativa. Quanto mais negociações “positivas” realizar, maior será o número de pontos, e conseqüentemente, mais bem visto pela comunidade. Qualificações neutras não somam pontos e são usadas geralmente quando a negociação não se concretiza. As qualificações negativas retiram os pontos que você já possuiu, e são usadas na maioria das vezes em negociações desastrosas, quando alguma das partes acaba por não respeitar as regras previamente combinadas.

Mas nem tudo são mil maravilhas. No e-commerce, assim como no comércio off-line, também existe um grande número de pilantras. Basta fazer uma rápida pesquisa no Google para encontrar dezenas de pessoas que não obtiveram sucesso em suas negociações, e na maioria das vezes, perderam uma quantia considerável em dinheiro. Devido à facilidade de usar o sistema, ele acaba virando algo frágil e conseqüentemente, um palco para a atuação de golpistas e até quadrilhas organizadas.

Para manter a segurança das negociações, o MercadoLivre nos últimos anos, institui alguns aperfeiçoamentos, como por exemplo: - MercadoPago: sistema em que o comprador paga o valor da compra para o site e este repassa os valores para o vendedor após a autorização do comprador, sendo uma espécie de intermediário de confiança entre as partes, podendo inclusive, parcelar compras; - Programa de Proteção ao Comprador: sistema em que o comprador poderá ser ressarcido caso as compras de até R$ 800,00 (oitocentos reais) no MercadoLivre não tenham êxito. Este valor varia conforme a qualificação do vendedor.

Acontece que mesmo com o sistema de qualificações e ferramentas de segurança, dia após dia, as pessoas são atraídas por anúncios tentadores e perdem a razão. Semanalmente faço uma pesquisa e vejo relatos de pessoas que por um motivo ou outro, perderam dinheiro em suas negociações. Elas costumam criar verdadeiras cruzadas contra o MercadoLivre, quando na maioria das vezes o verdadeiro culpado são elas, fruto da falta de informação associada a preguiça de pesquisar.

A má fama que cresce entre meios populares, divulgada principalmente pelos defensores do comércio tradicional, é tão grande que muitos amigos e conhecidos chegam ao ponto de questionar “como você ainda tem coragem de comprar pelo site?” quando descobrem que adquiri algum produto através de leilão. Acredito que o segredo para aproveitar o máximo desta ferramenta está na metodologia que desenvolvi ao acompanhar os passos de um golpista em potencial e ver suas qualificações negativas aparecendo alguns dias depois...

Eu sou usuário do site desde 2002. Já realizei centenas de negociações e nunca tive um problema sequer. Recebi todos os produtos que comprei e realizei ótimas vendas através do site. Conheci vários vendedores que na maioria das vezes, viraram amigos e parceiros comerciais. Virei uma espécie de guru do e-commerce para meus amigos e familiares, realizando consultas a todo momento.

O sistema é bem simples: uma espécie de ritual que acompanha a compra. Você pode perder alguns minutos, mas pode ter certeza que é até menos do que perderia vendo aquela apresentação de PowerPoint que seu colega de trabalho lhe envia todos os dias... O resultado? Poder economizar uma boa grana ao comprar aquele produto que você deseja, por um preço justo.

Amanhã, a continuação do guia.

(Este post não é patrocinado pelo MercadoLivre. É um guia de minha autoria, baseado na minha experiência, que tem por objetivo orientar os internautas para ter sucesso em suas negociações.)

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, obrigada por ter enviado este útil blog.
Peço licença para indicar a matéria no meu blog - com seus devidos méritos, é claro.
Um grande abraço
Tina
http://tinaventuri.50webs.com

Bortoleto disse...

Olá,

Pode postar sim.

Abração